sábado, maio 07, 2005

A RÁDIO FICA MAIS POBRE 

Uma notícia triste. Jorge Perestrelo, um dos mais conhecidos jornalistas desportivos da rádio portuguesa faleceu, vítima de enfarte do miocárdio. Ainda ontem, vibrava na Holanda, relatando como só ele sabia o apuramento do Sporting, mas hoje o coração pregou-lhe uma partida final.
Recordarei sempre o seu jeito único de relatar as incidências dos jogos, as suas tiradas tão características, que marcaram uma geração de jornalistas radiofónicos. Que descanse em paz, grande Jorge.

sexta-feira, maio 06, 2005

O HERÓI IMPROVÁVEL 


Miguel Garcia, autor do golo que ditou o apuramento leonino
41 anos depois, o Sporting está na final de uma competição europeia, após um jogo simplesmente épico. Foi já nos acréscimos do prolongamento que Miguel Garcia, tantas vezes criticado por adeptos e comunicação social, conseguiu cabecear com sucesso e garantir o apuramento dos leões para a tão desejada final.

Perez aponta o primeiro golo da partida. A equipa do AZ entrou a todo o gás, procurando desde logo ganhar vantagem na eliminatória. E de facto, aos 5' já se encontrava em vantagem no marcador, quando Perez, na marcação de um canto, cabeceia para o fundo da baliza de Ricardo. Os jogadores leoninos abalaram com o golo sofrido, mas aos poucos foram assentando o seu futebol, criando algumas boas jogadas, mas somente alcançando o merecido golo do empate por intermédio de Liedson, nos derradeiros segundos do primeiro tempo.

A etapa complementar começou com a equipa da casa de novo a tentar tomar o controlo do encontro, pressionando a equipa leonina que, à medida que o cronómetro avançava, ia recuando no terreno. E aos 78', numa tremenda falha de marcação dos centrais leoninos, o AZ aproveitou para se recolocar em vantagem no marcador e empatando a eliminatória.

O momento em que Miguel Garcia aponta o 2º golo do Sporting
O prolongamento chegou e quem tivesse mais cabeça fria, chegaria à final de Alvalade. Aos 108' Jaliens cabeceia para o 3º golo do AZ e o sonho do Sporting parecia estar a ser levado pela chuva que caía sobre o relvado. Mas os jogadores leoninos acreditaram e pressionaram o último reduto holandês, mesmo quando as forças já pareciam faltar. Aos 120' canto a favor do Sporting. Tello aponta o mesmo, cruzando para o interior da área onde junto ao primeiro poste Miguel Garcia - por momentos parecia que Ricardo seria o autor da cabeçada vitoriosa - introduz a bola na baliza de Timmer, marcando aquele que seria o golo que ditou o apuramento leonino. A alegria e a tristeza trocaram de rosto, gelando os holandeses e colocando ao rubro as emoções dos portugueses. Poucos segundos depois, a confirmação de que o sonho leonino se tornara realidade.

O Sporting conseguiu neste jogo uma dupla vitória. Cumpre o objectivo de estar presente na final da Taça UEFA, a ser disputada no seu próprio estádio e consegue colocar-se na elite europeia ao fim de tantos anos. Peseiro, gostando-se ou não dele, tem o mérito de ter colocado a equipa leonina a praticar bom futebol e deu-lhe a dimensão europeia que faltava, culminada num jogo que fará parte de uma das mais bonitas páginas do rico historial leonino. Dia 18 de Maio, em pleno Alvalade XXI, o Sporting defrontará o CSKA Moscovo - um velho conhecido dos portugueses, pois esta época já defrontou nas competições europeias o FC Porto e o Benfica -, isto se o lobby italiano não garantir o Parma no lugar dos moscovitas, após os incidentes que se registaram no outro jogo das meias-finais.

quinta-feira, maio 05, 2005

DIZ-ME O QUE CALÇAS, DIR-TE-EI SE JOGAS 

Jurgen Klinsmann, seleccionador alemão, impôs como condição para um jogador poder jogar pela Alemanha, utilizar chuteiras da marca Adidas, caso contrário, bem pode esperar calçado.
Isto numa altura em que se discute a prestação de alguns jogadores nas selecções, nomeadamente a sua poupança de esforços, pois não podem/querem colocar em causa os seus lugares nos clubes de origem, até porque são estes que lhes pagam os vencimentos. Mas hoje em dia, também já há outros factores externos que contam e de que maneira; variadíssimos jogadores têm contratos de imagem com esta e aquela marca, e não é novidade para ninguém a diversidade de chuteiras, cada qual com a sua cor ou design - existem futebolistas que até se dão ao luxo de trocar de chuteiras ao intervalo.
Ora, esta medida do seleccionador germânico é um ponto de partida para discutir todas estas questões. Onde começa e acaba todo este processo. Há tirania do seleccionador ou será simplesmente porque a Adidas, patrocinadora da selecção alemã, assim o exige?

BAILINHO DA MADEIRA 

Rui Alves, presidente do Nacional da Madeira, reconfirmou a sua pretensão de candidatar-se à presidência da Liga. Meu Deus...

A 90 MINUTOS DO SONHO 

O Sporting está a pouco tempo de entrar no relvado do Alkmaarderhout e fazer história, estando presente pela 2ª vez na final de uma taça europeia, coroada com o facto dessa mesma final ser realizada no Alvalade XXI.
Já no artigo sobre o jogo da 1ª mão escrevi que o AZ não é pêra doce e que tem um futebol bastante agradável e rotinado, de uma escola claramente ofensiva, mas também é verdade que o Sporting de Peseiro também joga um futebol sempre com o golo como objectivo e dispõe de uma mescla de juventude e experiência suficientes para fazer valer os seus argumentos e, quanto a mim, natural superioridade sobre o seu opositor de hoje.
O resultado trazido do 1º jogo é traiçoeiro, mas também foi esse resultado que os leões levaram para a Holanda quando defrontaram o Feyennord e sairam-se a contento. Hoje, o AZ tem de apostar mais no ataque do que fez em Alvalade e disso pode tirar partido o Sporting, através da velocidade de Douala e Liedson. Mas acima de tudo, o Sporting deve é jogar com o factor emocional, porque não haverá maior prazer para os jogadores leoninos do que atingir a final de uma grande competição europeia e poder fazê-lo jogando no seu próprio estádio.
Por essas razões, cabe aos jogadores fazer do sonho realidade...

terça-feira, maio 03, 2005

AFINAL ELE TAMBÉM É "TERRESTRE" 

Benitez e Mourinho, dois dos melhores treinadores da actualidade
Benitez cumpriu o prometido e eliminou o Chelsea de Mourinho, com um golo em que tenho sérias dúvidas da bola ter ultrapassado totalmente a linha de baliza.

Pela primeira vez em muitos jogos, vi José Mourinho incapaz de alterar o rumo do jogo - as substituições operadas pouco ou nada mudaram - perante um adversário extremamente bem organizado, pois Benitez é também um excelente treinador e mesmo que o acusem de ter "estacionado o autocarro" a seguir ao golo, conseguiu idêntica proeza à de Mourinho, que é a de estar duas vezes consecutivas numa final europeia. Faltou a estrelinha que tem sempre acompanhado o técnico português nos grandes jogos, e que Eidur Gudjohnsen teve nos pés nos últimos segundos.


domingo, maio 01, 2005

VAI UM ALMOCINHO COM DVD INCLUÍDO? 

Image hosted by Photobucket.com

«Até agora temos a Liga de Clubes e os seus poderes em pleno (...) O Benfica foi mais uma vez escandalosamente ajudado e o FC Porto não lhe ficou atrás (...) O Benfica tem a parte institucional da arbitragem na mão. O FC Porto mantém a funcionar as ligações que estabeleceu há longo tempo, muitas delas aliás já denunciadas, e tira proveito delas.». Dias da Cunha, presidente do Sporting, comentando os lances polémicos existentes nos jogos dos dois rivais.


"PARRILLADA" EM BRAGA 

Pinilla cabeceia para o 3º golo da vitória leonina em Braga.
Fonte: Reuters

O Sporting foi a Braga alcançar uma clara vitória por 3-0, tendo Mauricio Pinilla sido o autor de um hat-trick para recordar, num jogo em que Peseiro operou uma autêntica revolução no onze inicial, prescindido de Rochemback, Liedson, Rui Jorge e Douala.

Desde o início da partida o jogo foi repartido, tendo o Braga desperdiçado nos primeiros minutos uma soberana oportunidade, quando Cândido Costa surge isolado perante Ricardo, mas não consegue contornar o guarda-redes leonino, que adivinha o lance. Até final da primeira parte, o jogo foi repartido, mas sem grandes oportunidades de golo.

No segundo tempo, e apesar de ser o Braga a controlar territorialmente, o Sporting apareceu mais solto e com mais vontade de chegar ao triunfo. Assim, aos 57' Pinilla aproveita o cruzamento bem medido do compatriota Tello, e cabeceia para o primeiro golo do encontro. O passo mais difícil estava dado, e a partir desse momento, o Sporting passou a gerir o controlo do esférico, não surpreendo que 5' depois o mesmo Pinilla, após excelente jogada de João Moutinho, alcançasse o segundo golo com um remate bem colocado.

O Braga sentiu e de que maneira o avolumar do resultado, mas não baixou os braços, procurando atenuar a diferença. No entanto, foi o Sporting a alcançar novamente o golo, e novamente por Pinilla. Após remate de Tello, Paulo Santos faz uma defesa incompleta e o avançado chileno voa para o terceiro golo, fechando a contagem e o seu hat-trick.

Peseiro bem pode agradecer a Pinigol a vitória perante um adversário directo na luta pela Superliga, numa jornada em que o treinador leonino arriscou num onze remodelado, a pensar no jogo europeu que se avizinha. O resultado mantém o Sporting a depender de si mesmo para atingir o título, ao passo que o Braga terá de se contentar com a luta por um lugar na Liga dos Campeões.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?