sexta-feira, setembro 30, 2005

HUGO LEAL 

O Braga realizou uma excelente exibição perante o Estrela Vermelha, mas a falta de alternativas atacantes ditou, e de que maneira, o desfecho da eliminatória. Mas vem este texto a propósito de um jogador que está a comandar a intermediária arsenalista: Hugo Leal. O jovem, que em tempos saiu em litígio com o Benfica e calcorreou caminhos em Espanha e França – sem grande sucesso – parece interessado em demonstrar que as qualidades que se lhe reconheciam estão agora a aparecer. No jogo de ontem, foi responsável por inúmeras recuperações de bola e tentou coordenar o futebol do Braga, mostrando que está mais maduro, sendo uma peça imprescindível no grupo de Jesualdo Ferreira.

GUARDA-GALINHEIRO 

Depois da exibição de ontem protagonizada por Nelson, será que se vai ouvir outra vez falar de Ricardo?

AINDA HÁ CRÉDITOS PARA IR A JOGO? 

Peseiro dizia antes do jogo de ontem que tinha crédito junto dos sócios leoninos. Após a derrota e consequente eliminação – com graves implicações a nível de receitas – não sei se as fichas para a ir a jogo não se esgotaram. O ribatejano tem perante si um balneário claramente descontrolado, e as conferências de imprensa continuam a mostrar um treinador frágil, incapaz de transmitir uma liderança firme.
A SAD continua a fazer ouvidos de mercador, mas parece que a situação está perto do ponto de ruptura; se o ano passado a equipa praticava bom futebol, este ano a situação é completamente diferente, e a não entrada na Champions seguida desta eliminação, fazem crer que a vontade de Dias da Cunha e seus pares pode em breve cair por terra, até porque sem um líder incontestado, não há “empresa” que aguente.
De qualquer forma, para quem vê esta situação de fora para de dentro, também parece que a culpa não morre apenas no ribatejano, pois é claro que falta no meio campo sportinguista quem pense o jogo. O fantasma de Pedro Barbosa ainda paira em Alvalade…

SÓ SOBRA UM 

Afinal, as expectativas portuguesas saíram furadas, uma vez que somente o Vitória de Guimarães conseguiu passar à fase de grupos, com um total de 2 vitórias sobre os campeões polacos do Wisla Cracovia. O Vitória de Setúbal não conseguiu levar o sonho de eliminar os italianos da Sampdoria, e o Braga, apesar do massacre que foi o jogo de ontem, encontrou pela frente um guarda-redes sérvio inspirado e um Estrela Vermelha que aproveitou a única grande oportunidade que dispôs. Finalmente, a grande surpresa da noite foi protagonizada pelo Sporting, que “conseguiu” ser eliminado em Alvalade XXI pelos semi-profissionais do Halmstads, deixando a situação de Peseiro ainda mais complicada.
Quem se lixa é Portugal, que este ano poderá ter ser sérios problemas para amealhar pontos para o Ranking.

quinta-feira, setembro 29, 2005

UMA LIÇÃO EM ESLOVACO 

O Porto complicou, e de que maneira, a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões ao perder em casa com o Artmedia. Co bem pode vir a público assumir culpas do fracasso, mas ficou patente que se para consumo interno, a defesa portista poderá chegar para as encomendas, a nível internacional já deixa algo a desejar. De qualquer forma, não se compreende muito bem como é que o FC Porto, jogando em casa, e estando a ganhar por 2-0, não consegue controlar a partida, deixando-se perder com golos na contra-ofensiva; um pouco à imagem do Sporting na final da Taça UEFA, onde o agora pragmático Peseiro seduziu-se pelo futebol de ataque, esquecendo-se que o resultado era favorável. Em 2 jogos, 6 golos sofridos e zero pontos somados perante as teoricamente mais fracas equipas do grupo, seguindo-se o Inter de Milão…

terça-feira, setembro 27, 2005

VREES OM TE WINNEN 

O Benfica poderia ter dado um passo de gigante rumo à fase seguinte Como diz o título deste post, o medo de vencer levou à derrota do Benfica em Old Trafford, perante o Man Utd mais acessível dos últimos anos.
Koeman "perde" o jogo quando a sua equipa, que controlou a partida durante quase 90 minutos, chega ao empate e estranhamente recua, quando deveria aproveitar a intraquilidade da equipa adversária. O holandês, que antes do jogo tinha afirmado que não ia jogar à defesa, tira Miccoli e lança João Pereira, avançando uma nulidade chamada Beto para apoiar(!) Nuno Gomes. Os ingleses aproveitaram a deixa e chegam à vitória a 5 minutos do fim, esfumando-se a possibilidade do Benfica materializar no campo a fama que ainda tem na Europa do futebol, apesar da boa imagem que deixou no "Teatro dos Sonhos".
Apesar de tudo, esta equipa ainda tem muito para crescer a nível internacional e o seu treinador continua a demonstrar algumas lacunas na leitura de jogo - Beto foi o melhor exemplo.
Os encarnados mantêm-se nos dois primeiros lugares do grupo, mas hoje a fase seguinte poderia ter ficado muito mais próxima...

domingo, setembro 25, 2005

PASSEIO NA ILHA 

Ele são prémios para quem marcar o primeiro golo contra o Chelsea, ele são críticas para o futebol praticado pelos Blues, mas a equipa de Mourinho não dá tréguas e já são 7 em 7. Azar dos azares, os principais concorrentes teimam em perder pontos, deixando o caminho aberto para a revalidação do título. Que culpa tenho eu que não compliquem as coisas, pensará Mourinho e os seus atletas.

MAIS UM...BOM(N)AMIGO 

Carlos Pereira descobriu o problema de que padecia o Marítimo: faltava um tradutor para explicar convenientemente as indicações ao camião de brasileiros que compõem o plantel verde-rubro. Vai daí, contratou o - obviamente - brasileiro Paulo Bonamigo para treinador principal do Marítimo. Siga o bailinho da Madeira...ou será melhor dizer, siga o Carnaval na Pérola do Atlântico?

SOFRIMENTOS 

Peseiro continua a sofrer em Alvalade. Ou serão os adeptos a sofrer? Os leões ganharam 1-0 a um Setúbal que jogou 70 minutos em inferioridade numérica, mas fizeram uma exibição q.b., falhando inclusivamente uma grande penalidade. Ganharam, o que é importante depois de uma derrota e quando o FC Porto ameaça fugir, só que o ribatejano continua a pôr-se a jeito para as críticas da massa associativa pois substituir Liedson por Beto foi lesa-crime aos olhos dos adeptos. Salvou-se a vitória...

PS: fui só eu a achar que Moretto foi mal expulso? A falta foi cometida por Bruno Ribeiro...

MAIS PORTO... 

Pela primeira vez, vi o FC Porto ao vivo esta época, o que me permitiu analisar aquilo que as Tv's não deixam ver. E o que assisti foi a uma equipa que faz pressão a campo inteiro, em que as peças estão claramente identificadas com aquilo que Co Adriaanse pretende. O Belenenses, logo nos minutos iniciais, podia ter amargado a boca aos 40 mil adeptos que se deslocaram ao Dragão - um estádio maravilhoso -, mas Baía está em grande forma e impediu a "gracinha" ao clube do Restelo. McCarthy parece ter um gosto especial em marcar golos aos azuis do Restelo e Lucho é cada vez mais um luxo no meio campo portista.
Só não consigo entender tanta arrogância no discurso de Co, apesar de muitas coisas que ele diz serem verdade. A última foi considerar que Braga ou Belenenses não são boas equipas tecnicamente; gostaria de entender qual o conceito que utiliza...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?