sexta-feira, junho 24, 2005

GUIMARÃES 

Falava eu de Jaime Pacheco no post anterior, e salta à vista a dificuldade de Vítor Magalhães formar um plantel que dê garantias de uma presença engraçada na UEFA. É certo que os nomes, por si só, não ganham jogos, mas ainda faltam avançados e os atletas contratados até agora, são jogadores desconhecidos de divisões secundárias. A ver vamos…

O NOVO BOAVISTA 

O Boavista de Carlos Brito vai ganhando forma – até João Vieira Pinto deve ficar –, apesar dos públicos problemas financeiros do clube. Se há treinador que aprecio é o novel treinador do Bessa, e acredito que o futebol praticado pelos axadrezados vai ser do agrado dos seus associados e do público em geral, contrastando com o futebol cinzentão de Pacheco.
Carlos Brito já teve uma experiência anterior fora do Rio Ave – no E. Amadora – sem sucesso, mas acredito que as arrumações no quadro axadrezado são as ideais para o jovem técnico demonstrar a sua qualidade.

SPORTING XXI 

Peseiro tranquiliza as hostes leoninas e garante que a equipa desta época irá ser tão ou mais competitiva que a anterior. Considero que estas declarações traduzem uma natural confiança no seu trabalho e nos dos dirigentes do Sporting, pois o defeso leonino tem sido tudo menos um paraíso no que toca à definição do plantel.
A verdade é que os sportinguistas andam desconfiados. Têm de continuar a engolir com o mal amado treinador, vêem símbolos do clube sair de costas voltadas para o corpo dirigente e técnico, mais-valias do plantel em vias de serem transferidos por valores abaixo daquilo que supostamente valem, e as entradas não parecem suficientes para aguçar o apetite dos adeptos mais fervorosos. A pré-época está mesmo a começar e o Sporting vai ter um mês de Agosto importantíssimo para definir toda uma temporada, com a eliminatória de acesso à Champions.
Paralelamente, há uma demonstração inequívoca que os dirigentes perceberam que a altura é de contenção. Costuma dizer-se que quem não tem dinheiro não tem vícios e a SAD leonina está a querer aplicar essa regra, mas é necessário que os sócios entendam isso. Os lucros apresentados esta semana não são reais, pois transmitem apenas uma transacção de direitos com outra empresa do grupo, mas toda a estratégia de contenção de custos, nomeadamente com o pessoal e com os vencimentos da equipa de futebol, demonstram a aplicação de critérios rigorosos e realistas face ao futebol actual.
O futuro do futebol leonino passará, acima de tudo, pela capacidade dos seus associados entenderem as medidas de fundo implementadas pelos dirigentes, e a inteligência destes em não deixarem de lado o que move as multidões: o sucesso nos relvados.

quinta-feira, junho 23, 2005

HÁ PETRÓLEO NO SADO? 

Veio na revista DEZ uma reportagem sobre as contratações do Belenenses, que pelos vistos espantam muita gente devido aos números (não confirmados) envolvidos, mas espero igualmente uma reportagem sobre o que se passa no simpático Vitória de Setúbal.
Após a justíssima conquista da Taça de Portugal, o treinador (a prazo) Rachão é substituído pelo há muito falado Norton de Matos - uma surpresa!. Junto com a remodelação do plantel é anunciada oficialmente a criação de uma equipa B, que irá competir na II B e que terá um orçamento de 500.000 €, valor igual ou superior a algumas equipas que competem na II Liga.
Pelo que constou, na época anterior existiram problemas de salários em atraso em Setúbal e as empresas da região continuam de costas voltadas para o clube mais representativo. Ora, com esta conjuntura não deixa de ser curioso tão avultado investimento em tempo de vacas magras, pois quase todos os clubes estão a reduzir orçamentos, começando pelos grandes clubes. De onde vem o petróleo?

quarta-feira, junho 22, 2005

A SOLUÇÃO 

LFV já tinha afirmado que ele e Veiga estavam cada vez mais "apaixonados". E como entre marido e mulher não se mete a colher (leia-se entre LFV e Veiga não se mete o Diego), o presidente do Benfica arranjou uma solução para o jogador brasileiro, sem beliscar o casamento com o parceiro Veiga. Empresta-se o jogador e cumpre-se o contrato já assinado. As simple as that...

O HOMEM DO GEL 

Pedro Proença é o árbitro do ano. Vale a pena andar sempre aprumado nos relvados e fazer grandes arbitragens, como a do Guimarães-Boavista da 33ª jornada do campeonato que agora findou. Já o ano passado o fraquíssimo Carlos Xistra tinha ganho o galardão, mas este ano os avaliadores esmeraram-se e o juíz lisboeta, benfiquista de coração - por falar nisso, será que já comprou o Kit Operação Coração 2? - ganhou o campeonato da arbitragem...

terça-feira, junho 21, 2005

CURTAS 

O FC Porto continua o seu périplo pela América Latina e, além de Anderson, tem em mente mais algumas trutas. Vai ser bonito um balneário repleto de brasileiros e dois camaradas argentinos. Valha o facto da Holanda ser um país liberal...

LFV e Veiga estão cada vez mais apaixonados. E o ex-adepto portista não dá ponto sem nó. Diego afirma ter tudo tratado com o Benfica, mas Veiga em tempos afirmou que caso o jogador entrasse, ele mesmo sairia. E o que é certo é que o brasileiro vê a porta do clube da luz fechada a cadeado…

O Sporting continua a sua maré de indefinições. Peseiro vai ao Brasil em missão de observação, mas a SAD diz que não há dinheiro para gastar. Liedson continua a dizer que sim numa hora e não na outra. Entretanto, as horas vão passando e novidades nenhumas…

Não é por dor de cotovelo, mas ao ver a Taça das Confederações, continuo a pensar que foi um ENORME acidente a vitória da Grécia no Euro 2004…

Tiago Monteiro foi 3º classificado no GP dos EUA. Mesmo sabendo das condições em que o resultado foi alcançado, não deixa de ser uma marca a registar. E como bem diz o Tiago, ele não roubou o pódio a ninguém…

This page is powered by Blogger. Isn't yours?