quinta-feira, junho 09, 2005

RONALD DUTCH 

E aí está o homem! Depois do lançamento Operação Coração 2 - pomposamente chamada Kit Novo Sócio - a dupla Vieira-Veiga apresentou o novo treinador. Sem surpresas, pelas informações veiculadas nos últimos dias, Ronald Koeman é o novo timoneiro encarnado, seguindo as pesadas do seu compatriota Co Adriaanse. Depois da aventura italiana, Porto e Benfica embarcam nas naus holandesas...

quarta-feira, junho 08, 2005

PATRIOTISMO TEM LIMITES 

Carlos Daniel - que eu bastante aprecio -, ao comentar o jogo de hoje, exagerou no seu patriotismo. Figo coloca o cotovelo para entrar em contacto com o defesa da Estónia, e depois fica a queixar-se de um inexistente toque do adversário. Segundo Carlos Daniel, o braço do jogador estónio atinge, sem necessidade, o rosto de Figo! No more comments...

VENHAM MAS É AS FÉRIAS 

Foi uma exibição sofrível aquela que Portugal realizou na Estónia, mas suficiente para arrancar uma magra vitória por 1-0, com mais um golo de Cristiano Ronaldo, que desta vez apareceu no centro da área, e ao jeito de um bom ponta de lança, cabeceou com sucesso, garantindo mais 3 pontos na caminhada para o Mundial. Não se fez muito mais do que isto, e ainda deu para a Selecção da casa assustar um bocadinho na parte final.
Cumprido o objectivo de angariar 6 pontos nesta jornada dupla, feche-se a loja que é hora de descansar.

ALGO VAI MAL EM ALVALADE 

Depois de Rui Jorge, Pedro Barbosa também sai de Alvalade pela porta pequena. Ambos os jogadores são dispensados, sem qualquer comunicação oficial nem atenção e respeito pelos anos que tinham de casa. Inclusivamente, Pedro Barbosa era o capitão de equipa.
Não estão em causa apenas as (discutíveis) opções técnicas, mas as mensagens que os antigos internacionais portugueses deixaram, nomeadamente Barbosa, que tece duras críticas à estrutura leonina, englobando a parte directiva e a técnica.
Já dizia na posta anterior que Peseiro tem um duro trabalho pela frente, e para isso é preciso que as pessoas que gravitam em redor do plantel profissional também estejam do seu lado. Carlos Freitas saiu, Paulo de Andrade só dá a cara quando convém. A ver vamos...

PESEIRO 

Foi interessante a entrevista concedida ao jornal A Bola. Mais uma vez, o ribatejano mostra ter um discurso esclarecido, e aflora bastantes temas do universo leonino, com destaque para o desempenho na época que agora finda. Ressalvo dois pontos que a mim me parecem bastante importantes:

  1. Peseiro afirma que os jogadores estavam com ele, apesar de não desmentir problemas de balneário. Apesar destas afirmações, é demasiado evidente que houve / há alguma insatisfação de vários jogadores, e não nos podemos esquecer de determinadas atitudes que passaram cá para fora, nomeadamente Rochemback e Douala.
  2. A posição do técnico em Alvalade é complexa: o aumento de responsabilidades organizativas irá naturalmente ter reflexos na análise que os exigentes adeptos sportinguistas farão da sua actuação: decerto não lhe permitirão falhas logo nos primeiros toques da época 2005/06.

De qualquer forma, a planificação do plantel para a próxima época também ainda parece muito obscura. As contratações de Labarthe (uma incógnita), de Manoel (jogador mediano, quanto a mim) e de Edson (excelente lateral esquerdo) não apagam as saídas de jogadores com peso no plantel leonino, e de outros que eventualmente estarão na calha para sair. Muitas dores de cabeça esperam Peseiro…


ISTO É QUE É UM JOGADOR PROFISSIONAL... 

"Joguei só com uma perna", Simão dixit.

terça-feira, junho 07, 2005

UM NOVO DIAMANTE? 

Mourinho tem mais um português pronto a "explodir" no seu Chelsea. Chama-se Filipe Oliveira e nestes dois últimos jogos da Selecção Nacional de Sub-21 mostrou a sua qualidade. Um jogador a rever e a acompanhar...


CO...RIOSIDADES 

O FC Porto tem treinador novo, mas contratações velhas: Sandro e Jorginho, vindos da cidade do Sado. Coriosidades...

ESTÁDIOS VS MERCADO IMOBILIÁRIO 

Todos sabemos que os clubes estão falidos, e que fontes alternativas de receitas para combater o despesismo acumulado durante anos continuam a ser escassas.
Num país em que o ordenado médio continua longe dos parceiros europeus, mas onde a compra de casa é quase uma "obrigação", não admira que esteja no imobiliário o parceiro de muitos clubes em Portugal.
Barreiro é terra de indústria, com dois clubes históricos - Barreirense e Fabril - e vê-se de regresso à II Liga. Mas o dinheiro escasseia, e o velhinho D. Manuel de Mello está em vias de desaparecer, para dar lugar a zona habitacional, e para permitir o saneamento financeiro do clube.
Amadora é a segunda maior cidade do país em termos populacionais. O clube voltou ao escalão máximo do futebol nacional, mas os apoios não abundam e, porque não, o estádio é a melhor maneira de fazer face às despesas, e toca de ponderar a venda para a construção. Curiosamente, os terrenos foram oferecidos ao clube e considerados "utilidade pública". Pobre José Gomes, que deve andar às voltas na campa...

O SENHOR QUE SE SEGUE 

LFV não abre o jogo sobre o novo treinador do Benfica, o que é sempre bom para a comunicação social vender mais uns jornais para os ávidos adeptos encarnados. Pelo menos, já sabem que o mesmo está contratado desde domingo passado e que vai ser uma surpresa. Resta saber se pela positiva ou pela negativa.
Não me admirava nada que o treinador fosse laranja...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?