quinta-feira, junho 09, 2005
RONALD DUTCH
E aí está o homem! Depois do lançamento Operação Coração 2 - pomposamente chamada Kit Novo Sócio - a dupla Vieira-Veiga apresentou o novo treinador. Sem surpresas, pelas informações veiculadas nos últimos dias, Ronald Koeman é o novo timoneiro encarnado, seguindo as pesadas do seu compatriota Co Adriaanse. Depois da aventura italiana, Porto e Benfica embarcam nas naus holandesas...
# posted by Pedro Sousa : 20:58
quarta-feira, junho 08, 2005
PATRIOTISMO TEM LIMITES
Carlos Daniel - que eu bastante aprecio -, ao comentar o jogo de hoje, exagerou no seu patriotismo. Figo coloca o cotovelo para entrar em contacto com o defesa da Estónia, e depois fica a queixar-se de um inexistente toque do adversário. Segundo Carlos Daniel, o braço do jogador estónio atinge, sem necessidade, o rosto de Figo! No more comments...
# posted by Pedro Sousa : 20:18
VENHAM MAS É AS FÉRIAS
Foi uma exibição sofrível aquela que Portugal realizou na Estónia, mas suficiente para arrancar uma magra vitória por 1-0, com mais um golo de Cristiano Ronaldo, que desta vez apareceu no centro da área, e ao jeito de um bom ponta de lança, cabeceou com sucesso, garantindo mais 3 pontos na caminhada para o Mundial. Não se fez muito mais do que isto, e ainda deu para a Selecção da casa assustar um bocadinho na parte final.
Cumprido o objectivo de angariar 6 pontos nesta jornada dupla, feche-se a loja que é hora de descansar.
# posted by Pedro Sousa : 20:10
ALGO VAI MAL EM ALVALADE
Depois de Rui Jorge, Pedro Barbosa também sai de Alvalade pela porta pequena. Ambos os jogadores são dispensados, sem qualquer comunicação oficial nem atenção e respeito pelos anos que tinham de casa. Inclusivamente, Pedro Barbosa era o capitão de equipa.
Não estão em causa apenas as (discutíveis) opções técnicas, mas as mensagens que os antigos internacionais portugueses deixaram, nomeadamente Barbosa, que tece duras críticas à estrutura leonina, englobando a parte directiva e a técnica.
Já dizia na posta anterior que Peseiro tem um duro trabalho pela frente, e para isso é preciso que as pessoas que gravitam em redor do plantel profissional também estejam do seu lado. Carlos Freitas saiu, Paulo de Andrade só dá a cara quando convém. A ver vamos...
# posted by Pedro Sousa : 19:05
PESEIRO
Foi interessante a entrevista concedida ao jornal A Bola. Mais uma vez, o ribatejano mostra ter um discurso esclarecido, e aflora bastantes temas do universo leonino, com destaque para o desempenho na época que agora finda. Ressalvo dois pontos que a mim me parecem bastante importantes:
Peseiro afirma que os jogadores estavam com ele, apesar de não desmentir problemas de balneário. Apesar destas afirmações, é demasiado evidente que houve / há alguma insatisfação de vários jogadores, e não nos podemos esquecer de determinadas atitudes que passaram cá para fora, nomeadamente Rochemback e Douala.
A posição do técnico em Alvalade é complexa: o aumento de responsabilidades organizativas irá naturalmente ter reflexos na análise que os exigentes adeptos sportinguistas farão da sua actuação: decerto não lhe permitirão falhas logo nos primeiros toques da época 2005/06.
De qualquer forma, a planificação do plantel para a próxima época também ainda parece muito obscura. As contratações de Labarthe (uma incógnita), de Manoel (jogador mediano, quanto a mim) e de Edson (excelente lateral esquerdo) não apagam as saídas de jogadores com peso no plantel leonino, e de outros que eventualmente estarão na calha para sair. Muitas dores de cabeça esperam Peseiro…
# posted by Pedro Sousa : 14:18
ISTO É QUE É UM JOGADOR PROFISSIONAL...
"Joguei só com uma perna", Simão dixit.
# posted by Pedro Sousa : 13:41
terça-feira, junho 07, 2005
UM NOVO DIAMANTE?
Mourinho tem mais um português pronto a "explodir" no seu Chelsea. Chama-se Filipe Oliveira e nestes dois últimos jogos da Selecção Nacional de Sub-21 mostrou a sua qualidade. Um jogador a rever e a acompanhar...
# posted by Pedro Sousa : 23:23
CO...RIOSIDADES
O FC Porto tem treinador novo, mas contratações velhas: Sandro e Jorginho, vindos da cidade do Sado. Coriosidades...
# posted by Pedro Sousa : 23:04
ESTÁDIOS VS MERCADO IMOBILIÁRIO
Todos sabemos que os clubes estão falidos, e que fontes alternativas de receitas para combater o despesismo acumulado durante anos continuam a ser escassas.
Num país em que o ordenado médio continua longe dos parceiros europeus, mas onde a compra de casa é quase uma "obrigação", não admira que esteja no imobiliário o parceiro de muitos clubes em Portugal.
Barreiro é terra de indústria, com dois clubes históricos - Barreirense e Fabril - e vê-se de regresso à II Liga. Mas o dinheiro escasseia, e o velhinho D. Manuel de Mello está em vias de desaparecer, para dar lugar a zona habitacional, e para permitir o saneamento financeiro do clube.
Amadora é a segunda maior cidade do país em termos populacionais. O clube voltou ao escalão máximo do futebol nacional, mas os apoios não abundam e, porque não, o estádio é a melhor maneira de fazer face às despesas, e toca de ponderar a venda para a construção. Curiosamente, os terrenos foram oferecidos ao clube e considerados "utilidade pública". Pobre José Gomes, que deve andar às voltas na campa...
# posted by Pedro Sousa : 22:42
O SENHOR QUE SE SEGUE
LFV não abre o jogo sobre o novo treinador do Benfica, o que é sempre bom para a comunicação social vender mais uns jornais para os ávidos adeptos encarnados. Pelo menos, já sabem que o mesmo está contratado desde domingo passado e que vai ser uma surpresa. Resta saber se pela positiva ou pela negativa.
Não me admirava nada que o treinador fosse laranja...
# posted by Pedro Sousa : 22:13
