quinta-feira, agosto 11, 2005

UM CROISSANT COM MUITO RECHEIO 

Ontem ao ver o jogo de Alvalade, verificava que faltava alguém que pensasse o jogo, principalmente na 2ª parte. Lembrei-me de Pedro Barbosa, que ainda faria uma perninha esta temporada. Hoje, o ex-capitão leonino anunciou o abandono do futebol profissional.
Confesso que é com imensa tristeza que assisto ao seu adeus. Barbosa foi dos jogadores mais talentosos da sua geração, a quem só a inconstância lhe impediu mais altos voos. A sua capacidade técnica e a sua leitura de jogo deliciavam quem o via jogar, apesar de não poucas vezes deixar os nervos em franja nos adeptos sportinguistas, o que o tornava um incompreendido para grande parte da plateia. E apesar de lhe chamarem pastelão ou lento, Barbosa era o que chamaria um falso lento, pois o seu poderio físico permitia-lhe algumas arrancadas no seu estilo característico. Vai deixar saudades, muitas saudades, e alguns dos seus golos vão ficar na memória, como o caso do triste jogo de Estugarda, ou mesmo uma vitória da selecção na Holanda. E alguém duvida que o homem dos croissants, e a quem Quinito pagaria para o ver jogar no seu quintal, ainda tinha lugar em muitas equipas da Superliga, até mesmo no seu Sporting?

A CONVOCATÓRIA 

Scolari continua a ser polémico nas suas escolhas: obviamente não convocou Miguel ou Nuno Valente, mas chamou Hugo Viana, que anda em bolandas entre Vigo e Newcastle. Deco, Costinha e Maniche também não vão aos Açores, e acaba por chamar Custódio e João Moutinho - não sei se é impeditivo, mas o Sporting joga 48 horas depois contra o Belenenses, na estreia da Superliga 2005/06. A ver vamos os próximos capítulos...

VALENTE POLÍTICA 

Segundo Co Adriaanse, Nuno Valente não joga no FC Porto por questões políticas. Ficamos sem saber se por acaso o jogador é apoiante de Rui Rio nas autárquicas, um dos “amigos” de Pinto da Costa, ou se a razão por detrás disto está no diferendo dragões versus selecção nacional, aquando da lesão de Nuno Valente ao serviço da equipa das quinas.
A verdade é que não deixa de ser ridícula esta situação, quando falamos de um jogador de 30 anos, que joga numa posição em que existem poucos jogadores portugueses com qualidade, logo numa temporada com Mundial. E colocar a espada de Dâmocles na cabeça do jogador ainda torna tudo muito mais triste…

PS: Jorge Costa continua a ter capacidade para ser titular no FC Porto e ponto final.

quarta-feira, agosto 10, 2005

POR ONDE ANDA O CONTABILISTA? 

Só 4 anos depois é que o Alverca se lembra que o Benfica não pagou o 18 milhões?

A CAMINHO DA...UEFA? 

Pois é, o Sporting começa a época tal como acabou...a perder no seu estádio, espalhando a desilusão em milhares de adeptos. Peseiro irá continuar a ser o mal amado, por ter colocado Miguel Garcia de início no lugar de Rogério, entre outras coisas. A Udinese foi o que se esperava de uma equipa italiana: tacticamente perfeita, e vence o golo num penalty de difícil juízo (o contacto parece mesmo no limite exterior da grande área).
O Sporting continua o espelho do que foi a época passada: uma equipa que controla o jogo, que faz a bola girar por todos os jogadores, mas a quem falta mais qualquer coisa para dar a estocada final no adversário...e não é só ausência de sorte. No entanto, os leões têm argumentos para dar a volta à eliminatória em Udine.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?